Bicampeão mundial absoluto de Jiu-Jitsu, Xande Ribeiro está treinando pesado nos Estados Unidos para seu próximo desafio no MMA. Escalado para o Sengoku 8, o faixa-preta enfrentará o experiente Keiichiro Yamamiya, atleta com 66 lutas na carreira. Em entrevista exclusiva à TATAME, Xande falou sobre sua preparação, os treinos com Wanderlei Silva e André Dida, a estratégia para a luta e os planos para o Jiu-Jitsu, em busca do inédito tricampeonato mundial absoluto. Confira abaixo a entrevista exclusiva com o lutador, que espera por mais um confronto com Roger Gracie na final do absoluto.

Como está a academia em San Diego?

A Universidade está com tudo, ganhando novos estudantes todo mês, e os treinos estão super fortes. Estamos com uma equipe bem legal, o Royler e o Regis Lebre estão ajudando nos treinos e parte técnica, além de todo mês recebermos alunos de todo o mundo para desenvolver suas técnicas. A Universidade é uma instituição aberta a todos que queiram desenvolver as técnicas de chão. Além do Judô, temos um Sensei (Jin Ilzumi) do Kodokan do Japão, que coordena a parte em pé. Estou muito feliz com o trabalho e com a vida em San Diego.

E como está a preparação para sua próxima luta no Sengoku?

Estão de vento em popa. Venho treinando e desenvolvendo vários aspectos do MMA desde a minha última luta. Venho treinando com a minha equipe no The Arena, que é o nosso módulo de MMA. Quem tem dirigido meus treinos é o Saulo e o Fabrício Morango, e estou muito bem preparado, além dos intercâmbios que faço com o Dida e o Maurício Veio no Canadá, e ultimamente com o Wanderlei Silva em Las Vegas.

Como foram os treinos com Wanderlei Silva em Las Vegas?

Foram demais. O Wand é um cara super legal e experiente, ele é o cara pra mim. Ele já passou por tudo e, com certeza, é um dos mais experientes no negócio e a troca de energia e de experiências foi formidável, além de ter tido a honra de experimentar os diretaços e cruzados na cara. Foi, com certeza, um aprendizado e tanto.

O que você achou da preparação com o Alejarra?

Foi bem legal e proveitoso. O Alejarra é da escola do Caruso e do Pimentel, com quem já trabalhei e, com certeza, sabendo mixar o trabalho dele com o do meu preparador, Álvaro Romano (Ginástica Natural), vou ficar com o coração e pulmão gigantes.

E os treinos com Dida no Canadá?

O Dida, assim como seu irmão Veio, contribuiu demais para minha evolução na parte do Muay Thai. O Dida é totalmente “matrix”, é Evolução Thai total, sabe muito e é muito rápido, tem a mão pesadíssima e, além de ser um cara fenomenal, é muito família, já que ele e o irmão, assim como eu e meu irmão, têm um grande amor pela arte. Eu estou muito feliz com esse time que tenho e a gente se ajuda muito, e essa união de Jiu-Jitsu com Muay Thai está sendo perfeito. Essa tendência, eu chamo de “OssHey” (oss do Jiu-Jitsu, hey do Thai).

O que você já sabe do Keiichiro Yamamiya, seu próximo adversário?

Sei que ele é canhoto e gosta da trocação, é um cara muito experiente, tem 66 lutas e já enfrentou muitos casca-grossas, como Bas Rutten, Nate Marquardt, Kondo, Ximú, Nilson, Paulo Filho... Ele é um cara que tem uma quilometragem muito alta e tenho que estar bem focado e treinado para essa luta.

A maioria das suas lutas foi por decisão, mas grande parte das derrotas foi por finalização. A estratégia é ir com tudo no chão?

A estratégia é levar a luta pro meu campo, que é o chão, e finalizar, mas estou preparado para enfrentar qualquer situação e, dessa vez, quando eu chegar numa posição de finalizar a luta, vou defini-la com certeza.

Qual aprendizado ficou da primeira luta?

Muitos. Que tenho que treinar tudo e saber focar e administrar os treinos, mas o maior aprendizado foi a experiência de ter lutado três rounds num evento principal no Japão. Agora é ganhar experiência e continuar essa caminhada no MMA.

Como está a expectativa para o Mundial 2009? Vai em busca do tri absoluto?

Esse é o plano. Jiu-Jitsu é a minha vida, minha filosofia e meu combustível. Com certeza, o Mundial é mais um objetivo para esse ano. Vou lá defender meus títulos e tentar realizar a façanha de ser o primeiro e único tricampeão mundial absoluto.

Você acredita que o Roger virá com alguma tática especial para te bater este ano?

O Roger é um cara que considero muito e ele tem a estratégia dele. Não sei se ele vai mudar muito a estratégia, porque lutamos oito vezes e ele nunca mudou, mas estou preparado para qualquer situação que ele venha a criar. Mas, além disso, ele vai ter um monte de pedreira do lado dele e eu do meu, mas, como um fã de nossas lutas, torço por mais uma final entre a gente, e mais uma vez vai ser um lutão.

Quer deixar um recado para o pessoal no Brasil?

Queria agradecer a todos os meus fãs do Brasil pela força e qualquer informação sobre a Universidade do Jiu-Jitsu podem acessar www.unijj.com e meu website www.xande.tv.

0 comentários:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentario

Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Copyright (c) 2010 MMA DOWNLOADS | Design by BaixarTemplatesNovos